HALIBUT DERMA® - Conselhos

Quando mudar a fralda?

Há que mudar a fralda ao bebé sempre que este tenha o rabinho húmido e, por norma, depois de cada toma, quando acorda pela manhã e antes de dormir à noite. Mas, como em qualquer regra que se preze, também aqui existem excepções: se o bebé regurgita abundantemente, é melhor não o mudar depois da toma, para evitar que os movimentos (deitar, levantar, lavar, esfregar, pernas para cima, rabo para o ar, etc.) o façam bolsar ainda mais. Um outro aspecto que contraria as normas gerais é que alguns recém-nascidos têm o hábito de fazer cocó enquanto dormem. E, nestes casos, é preferível retirar os elementos irritantes do contacto com a sua pele o quanto antes para, desta forma, evitar infecções (ainda que interrompamos o seu sono).

Quantas fraldas por dia?

Mudar fraldas é um dos gestos mais frequentes do ofício de ser pais. Ainda que nesta, como em tantas outras questões, a experiência seja mãe da ciência e os instintos paternais tenham lugar de destaque, não será demais relembrar certos aspectos. Durante as primeiras semanas de vida pode dar a impressão de que a principal actividade do bebé consiste, exactamente, em sujar fraldas. De facto, a maioria dos recém-nascidos utilizará entre dez ou doze fraldas por dia, já que podem urinar até trinta vezes e defecar umas dez. Naturalmente, esta frequência acaba por diminuir consideravelmente ao fim de algumas semanas.

O que saber antes de mudar uma fralda?

Não se pode deixar o bebé sozinho em cima da cama ou do muda fraldas nem por um segundo. Mesmo que ainda seja muito pequenino e não se vire, o melhor é não arriscar. Por isso, é importante que, antes de começar, se coloque tudo o que vai ser preciso ali mesmo à mão de semear.

  • Toalhitas descartáveis, ainda que alguns pediatras as desaconselhem até que o bebé cumpra um mês. É que eles têm a pele tão sensível que há especialistas que defendem que é preferível limpá-los apenas com água e sabão.
  • O sabonete neutro é muito mais recomendável que os cremes de limpeza. Quando estão “assados”, o melhor é lavá-los com água e um pouco de sabonete com pH ácido (de 4-4,5) ou, inclusivamente, só com água.
  • Relativamente às esponjas, o importante é que sejam suaves e não arranhem o rabinho do bebé (evidentemente, prescindiremos delas no caso de assaduras). A humidade que acumulam produz fungos e há que mudá-las e esterilizá-las de vez em quando.
  • É fundamental que o rabinho e os genitais do bebé fiquem absolutamente secos antes de pôr uma fralda limpa, para evitar infecções. O mais eficaz é utilizar uma toalha de algodão ou, melhor ainda, deixar que sequem ao ar.
  • O pó de talco já não se utiliza porque, ao agitar o frasco, uma parte do produto fica a pairar no ar e há o risco da criança o inalar. Além disso, pode formar, juntamente com os xixis e cocós, uma pasta difícil de eliminar.
  • O que temos de ter sempre à mão é um creme protector e, se o bebé ainda conserva o cordão umbilical, gazes esterilizadas e álcool a 70º.

Conselhos práticos para a muda de fralda

  • Primeiro, devemos lavar as mãos e colocar perto tudo aquilo que vamos precisar: fraldas, esponja, sabonete, toalha...
  • Com uma toalhita ou uma esponja com água e sabonete limpamos o rabinho e os genitais do bebé, assegurando-nos de que não fica sujidade entre as pregas da pele.
  • Na dentição ou quando a criança sofre de gastroenterite, podem surgir assaduras, pois o cocó costuma ser mais ácido.
  • Os melhores cremes são os que contêm vitamina A e óxido de zinco, um óptimo anti-séptico. Os cremes com dermocorticóides só devem ser usados se prescritos pelo pediatra.
  • À medida que o tempo passa, a fralda habitual vai ficando mais justa. É o momento de passar ao tamanho seguinte. Com a nova fralda, temos de comprovar que as bordas não deixam vermelhões na pele delicada do bebé.

Conheça a nossa Gama
de produtos
Halibut

HALIBUT Derma® Linimento | Halibut Derma®

LINIMENTO

limpeza suave a cada muda da fralda

HALIBUT Derma® Creme Muda Fraldas

CREME MUDA FRALDAS

hidratação e prevenção da assadura da fralda

HALIBUT Derma® Emulsão Corporal

EMULSÃO CORPORAL

hidratação diária da pele do bebé

HALIBUT Derma® Gel de Banho

GEL DE BANHO

limpeza suave da pele do bebé

HALIBUT Derma® Creme Anti-Estrias

CREME ANTI-ESTRIAS

prevenção e redução das estrias

HALIBUT Derma® Plus Spray

PLUS SPRAY

reparação e cuidado da pele

HALIBUT Derma® Plus Creme

PLUS CREME

reparação e cuidado da pele

  • BEBÉ
  • MAMÃ
  • FAMÍLIA
Medinfar

MAPA DO SITE | CONTACTOS